A noiva

Já é certo que Jesus irá voltar para buscar sua noiva (Ef 5:25-27), sua Igreja, seus escolhidos. Tal fato, me faz pensar sobre o perfil desta noiva. Quais seus atributos? Qual sua aparência? O que o Senhor espera de sua noiva? A bíblia nos dá algumas informações:

e para apresentá-la a si mesmo como Igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou qualquer outra imperfeição, mas santa e inculpável.” (Efésios 5:27)

Pois tenho verdadeiro ciúme de vós e esse zelo vem de Deus, pois vos consagrei em casamento a um único esposo, que é Cristo, a fim de vos apresentar a Ele como virgem pura. ” (2Corintios 11:2)

“Porquanto, Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.” (Efésios 1:4)

“agora, entretanto, Ele vos reconciliou no corpo físico de Cristo, por meio da morte, para vos apresentar santos, inculpáveis e absolvidos de qualquer acusação diante dele” (Colossenses 1:22)

“Estes são os que não se macularam com mulheres, porque são virgens. São os que seguem ao Cordeiro aonde quer que vá. Foram comprados dentre todos os seres humanos e foram os primeiros a ser oferecidos a Deus e ao Cordeiro.” (Apocalipse 14:4)

Poderíamos terminar por aqui, pois, as escrituras deixa claro o que o Senhor Jesus espera da sua noiva. Porém, irei estender-me um pouco mais, trazendo em pauta o que nós, em nossa limitada visão, levaríamos em consideração para escolhermos nossa própria noiva.

O primeiro ponto que, indiscutivelmente, sustenta um relacionamento duradouro, e que se procura em uma companheira são afinidades. Ou seja, qualidades, costumes e gostos parecidos com os nossos. As afinidades nos ajudam a ter uma vida em harmonia com a outra pessoa, pois, depois do casamento, não precisamos abdicar do que gostamos de fazer; trazendo mais prazer para ambos na vida e na rotina a dois. Baseado neste ponto podemos nos perguntar, teremos qualidades, costumes e desejos parecidos com os do Noivo?

Podemos citar uma série de itens para tal escolha. Porém, irei tratar apenas uma específica e primordial: a fidelidade.

Quem de nós ficaria noivo(a) de alguém infiel?

Imagine-se em uma festa, você com sua amada, felizes, tudo ocorrendo na maior harmonia. Então, você se afasta um pouco dela por alguns instantes, para ir ao banheiro. Quando retorna, presencia sua namorada flertando com outra pessoa! Como se sentiria? E quando questionada, ela se justifica dizendo que foi somente um flerte, não um beijo ou algo mais íntimo. Você se sentiria confortável com esta justificativa? Escolheria esta namorada para ser sua noiva? Porém, imagine que ao invés disso, ela lhe dissesse que foi beijada à força por outra pessoa; que foi agarrada; coagida fisicamente, etc. Poderia culpá-la por infidelidade?

Com isso, temos dois cenários: 1) um flerte correspondido; 2) um beijo, que é algo bem mais íntimo, mas em um contexto de agressão moral.

Nas duas situações acima, devemos levar em conta algo muito importante: o consenso. Quando uma pessoa flerta com a outra, existe um consenso entre elas; ou seja, elas querem flertar uma com a outra. Porém na situação do beijo, não houve um consenso; a pessoa foi beijada forçosamente. Com isso, podemos afirmar que: o que caracteriza a infidelidade é a escolha por não ser fiel. A passagem abaixo, ilustra esta questão:

“Se numa cidade um homem se encontrar com uma jovem prometida em casamento e se deitar com ela, 24 levem os dois à porta daquela cidade e apedrejem-nos até à morte: a moça porque estava na cidade e não gritou por socorro, e o homem porque desonrou a mulher doutro homem. Eliminem o mal do meio de vocês.” Dt 22:23

Um noivo como Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus (Mateus27:54 , João 20:31), Luz do Mundo (João 9:5), Rei dos reis (Apocalipse 19:16), escolheria como noiva, alguém que flertasse com outro? Ainda mais com o que Ele mais repugna, o pecado. Acredita que um Deus Santo, teria como noiva alguém com o mesmo nível de pureza?

Ouço os crentes dizendo com toda convicção: Sou salvo!! Estou aguardando Jesus vem me buscar!!

Então pergunto, você tem realmente os atributos da noiva de Cristo?

É impossível convencer este Noivo com vestidos, penteados, bens materiais, sendo simpático ou com uma boa conversa. Este Noivo tem acesso irrestrito ao seu coração! Conhece seus desejos, valores, sonhos e anseios. Por este motivo, nada pode desviar sua atenção, nada pode engana-lo.

Você é santo? Você é puro? Tem os mesmos anseios do Noivo? Faz as coisas que agradam o Noivo? Cumpre seus mandamentos? Tem os mesmos valores e atributos que Ele?

Você pode até dizer: “É impossível ter os mesmos atributos que Jesus!!Ele é Deus e eu apenas um homem! Ele é perfeito, e eu apenas um pecador!”. Deus sabe das nossas fraquezas e imperfeições – a erradicação destas é obra do Espírito Santo. Pois se fossemos perfeitos, não seria necessário Jesus ter morrido por nós. Porém, você busca os valores e atributos necessários para ser escolhido? Você busca ser santo e puro para o Noivo? Busca cumprir seus mandamentos? Ou está flertando com o pecado? Quando peca, se sente mal por isso, ou nem sabe que está pecando? Sente prazer, ou já se acostumou em cometer algum pecado?

A santa noiva de Jesus odeia o pecado! Quando peca, se arrepende e suplica por perdão! E por fim, procura de todo coração não mais cometer o mesmo erro. Este comportamento ocorre devido à um fato muito simples: a noiva ama o Noivo!

E o Espírito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve diga: Vem! E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida.” Apocalipse 22:17

Quando amamos alguém, não existe: porém, talvez, condições. A noiva não ama pelo presente caro (prosperidade financeira), segurança, bem-estar (bênçãos e curas, etc),etc. mas porque foi salva, amada primeiro, enquanto rebelde, e morta em seus delitos e pecados. Ela está pronta para permanecer ao lado do seu amado, custe o que custar:

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (1 Coríntios 13:4-7)

Não se deixe enganar, pois “muitos são chamados e poucos escolhidos” (Mateus 20:16; 22:14). Ninguém está salvo até ser escolhido. O Noivo escolhe sua noiva.

Enquanto isso, não flerte com o pecado. Busque os valores e atributos da santa noiva de Jesus; arrependa-se, busque santidade e intimidade com o Noivo. Evite lugares, pessoas e circunstancias que lhe fazem pecar. Como está escrito, “se teu olho te faz pecar, arranque-o” (Mateus 5:29; 18:9; Marcos 9:47). Não se deixe enganar pelos prazeres e valores perecíveis do mundo, não se entregue, resista!

Busque o que é eterno!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.